(31)98344-7774

Notícias

Mercado imobiliário otimista quanto ao desempenho do setor

14/01/2014 - Financiamento imobiliário e demanda ainda em alta são trunfos do mercado neste ano.

Apesar das previsões pouco otimistas para o desempenho da economia em 2014 - já se fala em um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) inferior a 2% -, o mercado imobiliário mineiro prevê resultados positivos com desempenho acima do país. Para representantes de entidades ligadas ao setor ouvidos pela reportagem, embora menor que nos últimos anos, há fôlego para expansão.

O presidente da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), Evandro Negrão de Lima Júnior, disse que é provável que o setor avance acima da inflação, já que ainda vive um ciclo positivo.

"Os números do emprego, financiamento imobiliário e demanda nos propiciam acreditar nesse bom momento. Claro que será um ano de crescimento mais tímido, mas ficaremos acima da inflação", afirmou.

Na opinião dele, é normal que o ritmo de crescimento diminua, já que o mercado imobiliário vinha apresentando resultados recordes nos últimos anos, com crescimento médio de 20% a 30% ao ano até 2011. " uma acomodação natural, mas isso não quer dizer que haverá queda nos preços", disse.

Para o dirigente, somente a expectativa da realização de uma Copa do Mundo no país, por si só, já está movimentando a economia e continuará assim ao longo do ano. "O evento é positivo, obras importantes vêm sendo feitas. Além disso, a Copa do Mundo atrai pessoas com dinheiro e no geral isso é sempre bom", ressaltou.

Expansão - Nem mesmo o resultado apresentado pela indústria da construção civil em Minas em 2013, que fechou o ano com um crescimento de 2% sobre 2012 - índice bem menor do que a previsão feita no começo deste exercício, que variava de 3,5% a 4% -, desanima o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Luiz Fernando Pires.

Segundo ele, o mercado imobiliário mineiro vai continuar crescendo porque ainda há uma carência grande a ser suprida. "As demandas existem e o Brasil vai continuar crescendo, por isso tem espaço para avanço no setor", explicou. Mas o dirigente também ressaltou que isso não ocorrerá no ritmo acelerado que vinha acontecendo anteriormente.

Outro bom sinal, de acordo com Pires, é o fato de que há bastante espaço para ampliação do financiamento imobiliário brasileiro. "Hoje, está em 8% do PIB, há países que chega a 100%. Podemos avançar muito, já que o brasileiro no geral busca financiamento para a compra da primeira moradia, não há foco na especulação", ressaltou.

Já o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-MG), Paulo Tavares, para 2014 o mercado imobiliário deverá continuar o processo de estabilização que começou desde o ano passado. "Isso não quer dizer que haverá estagnação ou queda nos preços, pelo contrário, vai haver uma aumento, só que menor. Todos os componentes da cadeia, desde os terrenos negociados, a mão de obra e os custos de materiais, nenhum deles vai ter redução de preço. Então, os imóveis também não", afirmou.(DiariodoComercioBH)




Fonte: http://gestor-imobiliario.blogspot.com.br/

Outras Notícias

Apartamentos `econômicos` têm mais liquidez

Os imóveis com preço abaixo de R$ 400 mil têm se mostrado os mais resistentes à perda de fôlego do mercado imobili&...

Projeto de lei regulamenta uso de placas de publicidade nos imóveis em BH

Já aprovado na Câmara Municipal, texto está em fase de redação final para encaminhamento ao Executivo. Limitando a p...

Poder de decisão pós-Mundial estará nas mãos dos compradores segundo os especialistas

Depois da Copa do Mundo, o mercado de imóveis vai se manter aquecido? Especialistas garantem que sim. Luiz Ant&oc...

Juro do crédito imobiliário está abaixo da Selic e abre chance de bom negócio

Depois da nona alta consecutiva da taxa básica de juros (Selic), elevada a 11% ao ano no mês passado, as condições de finan...

Infraestrutura: BH tem capacidade para 297 mil novos apartamentos

A cidade de Belo Horizonte tem capacidade para receber cerca de 300 mil novos apartamentos. É isso o que mostra um estudo realizado pela prefei...

BH: Restrição de vagas de garagem deve supervalorizar apartamentos

Elevação dos preços dos imóveis e uma corrida de construtoras para outras cidades. Essas são algumas das consequ&ec...

Cai número de projetos imobiliários aprovados pela PBH

O número de projetos imobiliários aprovados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) tem seguido em curva descendente. No quarto trimestr...

Mercado Imobiliário comemora manutenção do ITBI de Belo Horizonte

Mercado e consumidores receberam com alívio a publicação pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), nessa terç...

Venda de apartamentos prontos volta a crescer em BH, mas preço desacelera

Depois de duas retrações anuais consecutivas, a quantidade de apartamentos prontos vendidos em Belo Horizonte voltou a crescer no acumul...

Prefeitura lança proposta que pode encarecer imóveis em Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou no sábado, durante reunião do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), propos...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook1.pngredesp_instagram1.png

Sobre Nós

BH TOTAL IMOB
Fone: (31) 98344-7774

Rua Xavier de Gouveia, 74
Grajau - CEP 30431-166
Belo Horizonte, Minas Gerais


 

Contato

  • Rua Xavier de Gouveia 74

  • (31)98344-7774
  • 2° a 6° de 08:00 às 18:00

www.bhtotalimob.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias