Responsável por regular os valores cobrados em contrato do aluguel, o IGP-M – Índice Geral de Preço de Mercado-, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FVG) é um item importante para aqueles que locam uma residência, afinal o índice é utilizado em todo o país como base de cálculo para reajustar o aluguel do imóvel.
A fim de que os moradores possam se programar e planejar o orçamento, ensinaremos como calcular o IGP-M de forma simples e fácil.
Não esqueça - O índice é divulgado mês a mês e leva em consideração uma série de variantes do mercado imobiliário. O objetivo é ter um medidor que sirva de referência para correção de contrato de aluguel, chegando a valores justos para proprietários e inquilinos.
Entenda - Para fazer o calculo, é preciso utilizar a variante do mês anterior ao aniversário do contrato de aluguel. Por exemplo, de acordo com a FGV, entre os meses de agosto de 2011 e julho de 2012, o IGP-M registrou variação acumulada de 6,67% (Índice acumulado nos últimos 12 meses). Portanto, os reajustes dos contratos de locação com aniversários em agosto deverão utilizar essa porcentagem. Supondo que o valor do imóvel alugado seja de R$ 1200 até julho, a partir de agosto o valor do aluguel a ser pago é de R$ 1.280,04.
Cálculo - Portanto, para calcular o novo valor do contrato de aluguel, multiplique o fator do rejuste do mês anterior ao aniversário do contrato de aluguel, pelo valor de locação atual. O resultado será o valor a ser pago a partir do mês seguinte ao aniversário do contrato de aluguel.
Fonte: Agente Imóvel